Publicações
AUTOCLAVES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO ESCOLHER A MELHOR PARA SEU CONSULTÓRIO
AUTOCLAVES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO ESCOLHER A MELHOR PARA SEU CONSULTÓRIO
Esterilizadores a vapor – também chamados de autoclaves – são uma peça indispensável para qualquer tipo de consultório odontológico, garantindo higiene para qualquer equipamento ou instrumento.
Autoclaves estão disponíveis em todos os tipos de designs, funções, aplicações e capacidades para pequenos consultorias até grandes laboratórios industriais. Escolher o melhor para o seu uso dependerá em uma multitude de fatores como a natureza de seus serviços, sua frequência de uso, o tamanho de cada carga, e a sua infraestrutura para acomodar a máquina.
O papel vital da esterilização de equipamentos dentais
A esterilização por meio de vapor é o método mais eficaz e utilizado para esterilizar equipamentos em uma variedade de industrias, incluindo a dental.
Ele funciona ao usar vapor quente pressurizado para eliminar microrganismos malignos, incluindo bactérias, vírus, fungos e afins, das superfícies e instrumentos. Esse vapor aumenta a temperatura dentro da autoclave até níveis que desnaturam proteínas e enzimas em células microbiais, as deixando inviáveis.
Em qualquer ambiente médico a esterilização pode ser a diferença entre vida ou morte – sua falta quase sempre causa infecções nosocomiais, que afetam ambos pacientes e profissionais quando expostos a certos procedimentos.
Juntamente, os equipamentos estão frequentemente sendo expostos a diferentes métodos químicos durante os atendimentos, e a contaminação cruzada pode gerar reações indesejadas ou crises alérgicas a pacientes que não teriam esse risco se o equipamento tivesse sido devidamente tratado.
O que devo considerar ao comprar uma autoclave?
As autoclaves vêm em 3 categorias distintas, baseadas em seu método de remoção do ar e tipos de cargas que podem esterilizar:
Classe B
Utilizam uma bomba a vácuo para remover o ar de dentro do equipamento antes de começar o processo de esterilização. Essa etapa inicial garante que o vapor consegue penetrar dentro de itens porosos ou ocos, os higienizando efetivamente. Sua versatilidade a torna uma ótima escolha para áreas de alta demanda, como dentistas e hospitais onde instrumentos complexos precisam de esterilização completa.
Classe N
Essas autoclaves utilizam uma técnica gravitacional para remover o ar, que então é empurrado para fora do equipamento conforme o vapor aumenta. Essas máquinas são mais utilizadas para cargas simples, como instrumentos sólidos fora de embalagens. Não são recomendadas para tratar equipamentos porosos, pois não garantem a remoção completa do ar.
Classe S
A classe S é como uma mistura entre a B e N – suas especificações são determinadas pelo fornecedor, incorporando elementos de ambas classes e oferecendo maior flexibilidade em questão do que conseguem esterilizar. Suas capacidades variam altamente, então é bom as verificar antes de considerar o investimento.
Capacidade
A escolha da autoclave depende diretamente das suas necessidades. Se sua clínica for menor ou use menos equipamentos a cada carga, uma autoclave menor pode ser suficiente para aguentar seu uso. Porém, para clínicas e consultórios maiores com grande fluxo de pacientes, investir em uma autoclave de alta capacidade chega a ser uma necessidade para acompanhar a demanda.
Ao montar sua clínica odontológica, a VASPJ oferece soluções odontológicas e de saúde aos odontólogos e estudantes do estado do Paraná. De equipamentos como cadeiras, peças de mão e periféricos até montagem de clínicas odontológicas de início ao fim, conte com a VASPJ para um serviço de alta qualidade.